A campanha Climou Mulheres Pela Justica Climática, realizada em outubro de 2023 pelo Movimento Tapajós Vivo (MTV), em parceria com a Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais (AMTR) e o Coletivo Jovens Tapajônicos, teve como objetivo fortalecer o engajamento de mulheres e jovens na defesa dos territórios e da justiça climática. A ação fez parte do projeto IARA, da Purpose Brasil.

A campanha nasceu da constatação de que as mulheres do Baixo Tapajós ainda enfrentam barreiras para acessar espaços de debate sobre a crise climática, mesmo estando entre as mais afetadas por seus impactos. O propósito foi criar momentos de diálogo, troca e formação para ampliar o conhecimento sobre justiça climática e gênero, valorizando as experiências e saberes locais das mulheres ribeirinhas, extrativistas e agricultoras.
Os dados coletados durante as atividades mostraram um impacto direto na ampliação do conhecimento sobre justiça climática:

Durante o Festival Climou Tapará, uma das participantes relatou como participar do encontro foi libertador — sair da rotina doméstica e descobrir a importância de ocupar espaços coletivos e discutir o futuro da Amazônia.

O IARA 2023 deixou como legado mulheres mais informadas, confiantes e organizadas para liderar processos de transformação climática e social no Baixo Tapajós. A campanha também inspirou a continuidade das ações — com planos de ampliar o debate sobre justiça climática, divulgar os materiais produzidos e fortalecer a presença das mulheres nos espaços de decisão e formação.
Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Saiba mais